✍ Comentários sobre abusos de copyright

Comentários sobre abusos de copyright em particular sobre o Mini-Booster de Jack Orman.

Desde que voltei a montar circuitos de electrónica, com um intervalo de mais de 20 anos, que fico cada vez mais perplexo com os abusos de copyright e falsos direitos de utilização nos circuitos que estão espalhados por aí.

O caso paradigmático é este Mini-Booster. Conta a história que o circuito foi baseado nas notas de aplicação da National Semiconductor. A figura seguinte mostra o circuito original dessas notas.

A minha primeira consideração recai sobre o circuito Mini-Booster do Jack Orman, que nos obriga, aparentemente,a respeitar uma licença de legalidade duvidosa. Pode ler-se no site:

The documents and information on this site may be used solely for personal, informational, non-commercial purposes, and may not be modified or altered in any way. The text, images and sound files on this Site may not be distributed in any manner including posting on web sites.

A ironia da coisa é que o próprio Jack fez exactamente ao circuito da National Semiconductor o que diz que não se pode fazer aos seus circuitos: não usa a informação para uso estritamente pessoal, comercializa-a, modificou-a e alterou-a e reproduz uma cópia do circuito no site que mantém.

Um facto curioso é que o circuito do Mini-Booster não aparece em mais sítio nenhum se não no site http://www.muzique.com. A obediência cega mantém-se, excepto aqui!

Palavras chave/keywords: guitar, copyright, circuitos, electrónica

Última actualização/Last updated: 2014-11-13 [00:01]


1999-2014 (ç) Tiago Charters de Azevedo

São permitidas cópias textuais parciais/integrais em qualquer meio com/sem alterações desde que se mantenha este aviso.

Verbatim copying and redistribution of this entire page are permitted provided this notice is preserved.