✍ Voto srtq

Durante o meu passeio habitual pelo arxiv...

Durante o meu passeio habitual pelo arXiv.org dei na secção de matemática com o seguinte trabalho: Square root voting in the Council of the European Union: Rounding effects and the Jagiellonian Compromise. Recordo-me de se ter falado disto a propósito do método de voto proposto pelo governo polaco. Uma procura mais sistemática revela ainda o trabalho: Voting in the European Union: The square root system of Penrose and a critical point.

Claro que estes trabalhos requerem uma leitura mais aprofundada. Uma pesquisa no Google dá mais alguma coisa, apanha-se até o artigo do expresso onde se lê:

... proposta da "raiz quadrada", também conhecida por regra de Penrose e que assenta na ideia de que o peso de cada país deve ser proporcional à raiz quadrada da respectiva população...
Para se perceber em que consiste o sistema de voto pela raiz quadrada é necessário ver-se umas coisas antes. Note-se que o artigo de Penrose intitula-se "The elementary statistics of majority voting", a referência completa pode ser vista no primeiro trabalho que cito no início. Elementar, não?

O primeiro passo é analisar a qualidade/poder de cada voto dentro de cada país. Penrose define este poder como a probabilidade de um voto individual mudar o resultado da votação assumindo que todos os outros votos são aleatórios (ora aqui está um bom ponto para se pegar para argumentar contra o voto "raiz quadrada"). O resultado que é usado nas notícias que saíram a este respeito é aquele que se obtém depois de se admitir que a votação é ou "sim" ou "não" que o número de votantes, N, é muito maior do que 1, e depois usar a aproximação de Stirling; que nos dá a probabilidade de um voto mudar o resultado final da votação final, P=1/sqrt(N). Esta é a "lei raiz quadrada de Penrose".

Compare-se com o que foi dito na altura!

Palavras chave/keywords: sqrt, voto, raiz quadrada, matemática, democracia

Última actualização/Last updated: 2014-11-13 [00:05]


1999-2014 (ç) Tiago Charters de Azevedo

São permitidas cópias textuais parciais/integrais em qualquer meio com/sem alterações desde que se mantenha este aviso.

Verbatim copying and redistribution of this entire page are permitted provided this notice is preserved.